COMPREI UM IMÓVEL QUE ESTÁ SENDO LOCADO, E AGORA?

Em cenários como esse, é importante considerarmos duas perspectivas: a do inquilino e a do comprador do imóvel.

Você é morador de um imóvel alugado e, de repente, o bem é vendido para outra pessoa. Será possível continuar morando ali? O novo comprador pode exigir a sua saída? E se ele decidir vender o imóvel novamente?

Agora, imaginemos o outro lado: você compra uma casa, e ao tentar entrar nela, descobre que está alugada para outra pessoa. O inquilino pode permanecer lá? Quais os seus direitos sob o imóvel? 

            Direitos e deveres do inquilino:

O primeiro ponto a ser destacado é o seu direito de preferência. Ou seja, se o proprietário do imóvel alugado que você ocupa decide vendê-lo, você deverá ser consultado previamente e terá a oportunidade de comprá-lo antes de qualquer interessado. Inclusive, caso esse direito não lhe seja oportunizado, você poderá recorrer à justiça para anular a venda.

Agora, se você optar por não comprar o imóvel, ficará sujeito à vontade do novo comprador, que poderá tanto continuar alugando o bem ou optar por residir no local. Nesse caso, você terá um prazo de 90 dias para desocupar o imóvel.

            Direitos e deveres do comprador:

Após a compra, você terá o prazo de 90 dias para denunciar o contrato de locação, contados a partir do registro ou do compromisso de compra e venda. Com a denúncia, o inquilino terá mais 90 dias para sair do imóvel, a menos que o contrato de locação com o proprietário anterior contenha alguma cláusula de vigência em caso de venda registrada na matrícula do imóvel.

Mas, cuidado! Se você não denunciar o contrato dentro do prazo de 90 dias, isso será considerado como um consentimento tácito para a manutenção da locação.

Por último, vale fazer um adendo sobre o locador. Se ele vender um imóvel alugado, sem ao menos comunicar o comprador ou o inquilino, agirá de má-fé com ambas as partes e poderá estar sujeito a uma ação judicial para reparar os danos causados.

Caso tenha alguma dúvida, procure um advogado de sua confiança.

Sobre Nós

Ingrid Hessel Advogados é um escritório com sede em Irati-PR e filial em Imbituva-PR, dedicado a oferecer soluções jurídicas eficazes. Fundado pela Dra. Ingrid Hessel, conta com uma equipe especializada, que alia profissionalismo, empatia e humanização no atendimento aos clientes.

Contato