(42) 3422 2310

QUEM DEVE PAGAR PELA CONSTRUÇÃO DO MURO ENTRE AS PROPRIEDADES?

Ingrid
QUEM DEVE PAGAR PELA CONSTRUÇÃO DO MURO ENTRE AS PROPRIEDADES?

Os muros são de responsabilidade de ambos os vizinhos, tanto para a construção quanto para a conservação. Segundo § 1°, do artigo 1.297, do Código Civil:

Art. 1.297. O proprietário tem direito a cercar, murar, valar ou tapar de qualquer modo o seu prédio, urbano ou rural, e pode constranger o seu confinante a proceder com ele à demarcação entre os dois prédios, a aviventar rumos apagados e a renovar marcos destruídos ou arruinados, repartindo-se proporcionalmente entre os interessados as respectivas despesas.

§ 1o Os intervalos, muros, cercas e os tapumes divisórios, tais como sebes vivas, cercas de arame ou de madeira, valas ou banquetas, presumem-se, até prova em contrário, pertencer a ambos os proprietários confinantes, sendo estes obrigados, de conformidade com os costumes da localidade, a concorrer, em partes iguais, para as despesas de sua construção e conservação.

No caso do vizinho não concordar com a construção, o vizinho que quer construir poderá fazê-lo, desde que o mesmo seja construído dentro dos limites de seu terreno.

Texto por: Guilherme Kalif Andrade Hamad – OAB/PR 103.976

POST meramente ilustrativo, consulte um(a) advogado(a) de sua confiança.

❤️ Gostou?

Ingrid Hessel Advogados
Ingrid Hessel Advogados

Fale Conosco

Ingrid Hessel Advogados
Rua Dr. Munhoz da Rocha, 40 - 84500-051, Irati - PR | Rua 7 de Setembro, 366, sala 1, Centro - Imbituva - PR
CFW Agência de Internet