Quando você não é aprovado na perícia do INSS, isso pode ser decepcionante, mas não significa necessariamente o fim da linha e que você não poderá receber o benefício que tanto necessita.
Existem medidas que você pode tomar para contestar a decisão e buscar os benefícios previdenciários a que tem direito.
Para te guiar nesse caminho aqui vão algumas orientações de como prosseguir:
- Entenda o motivo da reprovação. Pode ser devido a uma série de fatores, como falta de documentação, avaliação inadequada de suas condições ou outros motivos. Saber o que te reprovou irá te ajudar a ser mais assertivo na próxima vez.
- Você também pode apresentar um recurso administrativo pelo site do Meu INSS. Essa é uma forma de contestar a decisão da perícia inicial. Mas atenção, pois a sua perícia será feita novamente pela mesma categoria de médico que te reprovou na perícia anterior e que pode não ser o mais adequado para analisar o seu caso.
Caso você tenha alguma doença ou outro problema específico, e deseje uma nova análise com um especialista na área, será necessário recorrer a via judicial.
Para isso busque um advogado especialista em Direito Previdenciário para prosseguir, pois ele terá todo o conhecimento e a experiência necessária para analisar seu caso, avaliar as opções disponíveis e ajudá-lo a tomar as medidas adequadas.